O banho de ervas é um dos rituais mais importantes e sagrados dentro da Umbanda. As ervas têm a função de descarregar, purificar, equilibrar e fortalecer as pessoas e os ambientes.
A energia vital dos vegetais tem o poder de atuar na aura humana e modificar o campo energético de acordo com a função de cada erva. Usam-se também as ervas para fortalecer o canal mediúnico e promover uma melhor sintonia com os Orixás e com os Guias.
Os banhos são classificados em duas categorias: descarregar as energias negativas ou fixar as energias positivas. As ervas são classificadas também em ervas quentes, frias e mornas.

As ervas quentes são usadas para descarregar as energias mais densas e nunca devem ser jogadas sobre seu Ori (cabeça), porque pode prejudicar a sua ligação com seu Orixá de cabeça.
As ervas mornas favorecem o equilíbrio energético a fim de receber com mais eficácia o tratamento e as ervas frias têm o poder de propiciar substâncias que promovam a cura de enfermidades espirituais. Além de auxiliar no tratamento indicado pelas entidades.
Tomar um banho de ervas sem o conhecimento certo, pode fazer com que você sofra um desequilíbrio energético, que pode causar dores físicas como dor de cabeça ou dor no corpo ou ainda abrir uma brecha para espíritos menos evoluídos se aproximarem devido a sua baixa carga positiva de proteção.
Como deve ser feito o banho de ervas.
Existem algumas maneiras de se preparar um banho de Ervas. Aqui, vamos ensinar a mais utilizada dentro da Umbanda!

Ferva de 2 a 3 litros da água e, quando alcançar o ponto de fervura, jogue as ervas dentro, como se fosse preparar um chá. Deixe ferver por três minutos e retire do fogo. Elas devem ficar em infusão, até que a água atinja uma temperatura apropriada para o banho;
Se quiser, pode coar antes do banho.
Tome seu banho normalmente, como faz todos os dias. Mas, antes de sair do box, jogue a água de sobre seu corpo, tendo o cuidado de se certificar de que a água atinge todas as partes. Não jogue na cabeça, apenas do pescoço para baixo.
O banho de ervas deve ser acompanhado de suas próprias rezas e preces, sempre com muita sinceridade Procure mentalizar coisas positivas. Não seque com a toalha, espere secar no corpo.
Junte as ervas e despache em um jardim ou em algum vaso com uma planta para servir de adubo.